Sancionada lei que cria Semana dos Povos Indígenas em MS

Da Redação

O governador André Puccinelli sancionou a lei 4.267, de 8 de novembro de 2012, de autoria do deputado estadual Laerte Tetila, vice-líder do PT, que inclui no calendário oficial de Mato Grosso do Sul a Semana Estadual dos Povos Indígenas.

A lei visa divulgar, resgatar e preservar a cultura, arte, música, idioma e história das comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul. “Além disso, busca valorizar e apoiar a realização de encontros, exposições, estudos, debates, eventos e todas as atividades relacionadas à cultura e à autopreservação do povo indígenas”, afirmou Tetila.

A Semana Estadual dos Povos Indígenas será comemorada, anualmente, no mês de abril, de modo a coincidir com o dia 19 de abril, data em que oficialmente se comemora o Dia Nacional do Índio. Durante a semana deverão ser organizadas atividades a cargo das entidades representativas da comunidade indígena e organizações não governamentais vinculadas à causa indígena, com apoio do Conselho Estadual dos Povos Indígenas, da Secretaria de Estado de Governo, da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer.

“Temos em nosso Estado a segunda maior população indígena do Brasil, representada por oito etnias. Os índios são retratados na grande mídia de modo pejorativo, como exóticos, selvagens e primitivos. Esses estereótipos impregnam no senso comum da população, fazendo-a discriminar os índios antes mesmo de conhecê-los e saber da sua extraordinária influência na cultura brasileira, cuja herança foi decisiva para que o Brasil se tornasse o país multicultural dos dias de hoje. A semana que criamos busca acabar com esse preconceito e apresenta o verdadeiro sentido da contribuição indígena para o Mato Grosso do Sul”, acrescentou Tetila.

Fonte: A Crítica

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s