Cotistas estão entre as maiores notas do Sisu

cotistas-cotas

De acordo com um balanço preliminar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ao contrário do que dizem os críticos às cotas, os alunos cotistas vem apresentando um alto desempenho no programa. Entre as 10 maiores notas de corte do país, três foram obtidas por candidatos que poderão se beneficiar da reserva de vagas.

A seleção está aberta até a próxima sexta-feira (11) para estudantes se inscreverem em 101 instituições públicas de ensino superior que usam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como porta de entrada.

No caso do curso de medicina da Universidade Federal de Ouro Preto, está mais difícil ingressar pelo sistema de cotas. A pontuação mínima, para esses estudantes, chegou a 808,70 — maior que a nota de corte na ampla concorrência, de 808,56. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação, nesta terça-feira (8), que também anunciou a concessão de bolsas de R$ 400 mensais para cotistas.

A pontuação mínima para entrar em cada curso é calculada com base na nota dos estudantes que se inscreveram naquela graduação desde que o Sisu foi aberto, na segunda-feira (7).

O sistema avalia os melhores índices dos candidatos para chegar à pontuação de corte. Como os alunos fazem duas opções e poderão migrar entre os 3.751 cursos oferecidos até sexta-feira (11) — quando termina o prazo para as inscrições — as notas podem mudar. Até esta terça-feira (8), 1,2 milhão de estudantes tinham feito o cadastro.

Para o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o mais importante nesse momento é que os alunos fiquem atentos aos índices mínimos do curso pleiteado, calculados pelo MEC uma vez por dia, às 2h da manhã. “Viu que não dá para entrar, o candidato pode mudar de instituição, de estado ou procurar outro curso”, afirmou. Mercadante ressaltou que cotistas também podem, no decorrer da semana, tentar vaga em ampla concorrência, se for vantajoso. Valerá a última inscrição feita.

Fonte: Vermelho 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s